segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BABY M E O SEU COLAR/PULSEIRA DE ÂMBAR

A M. está a caminho dos 9 meses e já tem 6 dentinhos! Sim leram bem, 6 dentinhos, é uma despachada a minha bébé! Quando lhe apareceram os dois primeiros dentes em baixo, a M. ficou muito ranhosa, com febre e uma otite à mistura! A verdade é que desde os primeiros dentes (logo aos 5 meses) a coisa complicou e as noites começaram a ser mais agitadas, com a M. a acordar de hora a hora! Posto isto e depois de ter ido à pediatra (Dra. Sara Martins - uma médica muito muito querida e competente!!), a M. foi medicada e ficou melhor, mas a saga dos dentes continuava e eu tinha que arranjar uma solução!
Apesar do benuron à noite (que só lhe dava mesmo em último caso), bálsamo dos primeiros dentes, objetos para morder, a coisa continuava complicada... e depois de ler vários artigos e de ter falado com amigas que já o usavam nos filhos, resolvi então comprar um colar de âmbar na Stone by Stone, que já usa desde os 6 meses!

Contudo, confesso que estive muito reticente em o fazer, sobretudo depois de ter lido várias opiniões de pediatras sobre o assunto, inclusivé a do Dr. Mário Cordeiro: "Quanto aos colares de âmbar, e quaisquer colares, mantenho a minha opinião. Não há provas de que façam alguma coisa relativametne aos dentes, há provas de que podem causar enforcamento e lesões graves do pescoço. Mesmo sem casos (ainda) em Portugal, estaremos à espera do primeiro para as televisões darem directos ás 8 da noite e todos se compungirem muito?".

Posto isto, e estando consciente dos riscos envolvidos, tive uma ideia, e em vez de o colocar no pescoço da M., decidi dar várias voltas e colocá-lo no pulso (tipo pulseira). O importante era estar em contacto com a pele para potenciar o efeito calmante, e espantem-se mas desde que lhe coloquei o colar/pulseira, a M. deixou de ter problemas com o rompimento dos dentes, coincidência ou não... o facto é que foi notório! A par disto li depois que em alguns países do norte da Europa vendem estes colares, inclusívé nas farmácias, precisamente porque tem este efeito calmante nas crianças.
Baby M e a sua pulseira de âmbar (by instagram)

Bem...considero que cabe a cada família tomar a decisão, eu pessoalmente nunca o usaria na minha filha por uma questão de estética ou de moda como se vê agora em muitos miúdos, pois acho que os riscos envolvidos são grandes, contudo a solução que encontrei (com menos riscos) resultou com a M. na perfeição! O único senão é que passo a vida a ouvir "ai que linda bébé e até já usa pulseira" (e outras coisas do género) e lá tenho eu que explicar mais uma vez que aquilo não é uma pulseira pirosa para enfeitar o bracinho da criança, mas que se trata de âmbar, blá, blá, blá.... e o resto já sabem!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...