sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DOENÇAS DOS MAIS PEQUENOS

Até agora vivi sempre na perfeita ignorância sobre tudo o que dizia respeito a doenças dos mais pequenos, claro que conhecia as mais frequentes como a varicela, papeira, sarampo, sapinhos, etc, etc.! Umas de nome, outras por ouvir falar as minhas primas e amigas que já têm filhos! Mas agora confronto-me pela primeira vez com esta realidade, que digamos que dispensava a 100%!

Sei que vão dizer que é preciso, que faz parte, que as crianças estão a ganhar defesas... blá, blá, blá, mas a verdade é que tudo isto era dispensável para nós pais! É horrivel vê-los sofrer... mas enquanto forem só estas doenças normais de criança, menos mal... que venham elas que com estas posso eu bem!

A M. apareceu o fim de semana passado com febre, diagnóstico depois de ir à pediatra: doença "mãos, pés e boca", resultado: toda a semana em casa! Ao que parece anda aí uma praga deste vírus e lá no colégio já há vários meninos que apareceram com o mesmo, e logo a M. não conseguiu escapar!

Para quem nunca ouviu falar, esta doença é causada por um vírus chamado coxsackie. Este vírus é altamente transmissível, podendo passar de uma pessoa para outra pelo pelo contato com as secreções do nariz, da garganta e da boca de crianças infetadas. A doença também pode ser transmitida pelo contato com o líquido das bolhas das mãos e pés ou com as fezes de crianças infetadas.

Aproximadamente metade das crianças que se infetam com o vírus coxsackie não têm sintoma algum, outras apresentam somente alguns episódios de febre por aproximadamente três dias, sem qualquer outro sintoma. Por outro lado, há crianças que desenvolvem a doença típica da mão, pé e boca.

A doença é mais frequente na primavera e no outono e acomete geralmente crianças menores de 5 anos.

Após um período de incubação que varia de 4 a 6 dias, aparece a febre que pode ter intensidade variável (em alguns casos, a criança pode não apresentar febre). Após esta fase inicial, aparecem pequenas aftas na boca (estomatite) que causam dor quando a criança engole saliva ou se alimenta. Frequentemente, a criança baba muito e recusa a alimentação nesta fase. A seguir, surgem pequenas bolhas branco-acinzentadas com a base avermelhada nas mãos e nos pés (principalmente na região das palmas das mãos e plantas dos pés). Estas pequenas bolhas não coçam e não doem e podem aparecer também nas nádegas.

Por ser uma doença causada por um vírus, o tratamento é sintomático, ou seja, as medicações são usadas somente para aliviar os sintomas. Em alguns casos graves e raros, a dificuldade de ingerir líquidos pode causar desidratação. Porém, na grande maioria dos casos, as medicações sintomáticas associadas a uma alimentação leve e uma boa ingestão de líquidos são suficientes para que a criança supere a infeção utilizando os recursos de seu próprio sistema imunológico.
   
Hoje a M. já está quase boa e já não tem febre e o mais importante é que começou a comer melhor! Ela sabe que amanhã tem que estar a 100% para o almoço dos primos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...