quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ERA UMA VEZ UM GIVEAWAY

Quantos de nós não concorreram já a algum Giveaway das várias páginas que proliferam no Facebook? Aqueles que pedem likes e partilhas públicas das páginas. Eu própria já concorri a alguns e cheguei mesmo a "ganhar" um! Lembram-se deste post?

Pois bem, foi no dia 10 de Dezembro do ano passado que fiquei a saber que tinha ganho uma sessão fotográfica com a Catarina Zimbarra, depois de ter participado num Giveaway via Facebook que a própria divulgou na sua página. Na altura fiquei super feliz por saber que tinha sido selecionada via Random, mal sabia o desgaste que isto me iria trazer... O Giveaway realizado em Dezembro dizia que a sessão iria ter lugar na Primavera do ano seguinte, repare-se que o mesmo não referia datas, nem disponibilidades, nem condicionantes da fotografa, referia apenas que seria na Primavera.

A partir de Março começou a saga de e-mails (da minha parte) a tentar marcar a sessão (note-se que depois do primeiro contacto inicial desde o Giveaway nunca mais houve contactos por parte da fotografa), num desses e-mails eu perguntava se havia a possibilidade da sessão ser marcada para o local onde casei, uma vez que é hábito da Catarina fazer por lá várias sessões. Fui logo informada que não seria possivel, e depois de trocarmos vários e-mails comecei a perceber que a fotografa demonstrava pouca disponibilidade e que eventualmente a sessão só poderia decorrer em dias da semana, algo que para mim seria de todo impossível pois trabalho!

"Quanto ao local, não poderá ser o que sugeriu porque a Catarina já está com os fins de semana muito ocupados. Conseguimos arranjar um tempo a meio de umas sessões mas têm que ser todas na zona de Lisboa, para a Catarina poder estar perto dos locais das sessões (de onde vem e para onde tem que ir)".  Com este e-mail da assistente comecei logo a perceber que se a sessão decorresse ao fim-de-semana seria entre uma ou outra sessão que a Catarina já teria marcada em local pré-definido e que seria algo muito a correr, mas tudo bem eu não estava a pagar e lá diz o ditado " a cavalo dado não se olha o dente", por isso achei que não poderia exigir grande coisa, eu já ficava contente por a sessão acontecer.

Após várias trocas de e-mails a sessão chegou mesmo a estar marcada para Abril (com data e hora definida pela assistente da fotografa), eu estava feliz porque finalmente a sessão ía acontecer e corri a comprar uma roupa nova para a M. que fosse adequada à sessão e ao local. No dia da sessão, (que estava marcada para domingo às 10h30) logo pela manhã, recebi um sms a desmarcar, invocando uma má disposição. Fiquei triste, mas tudo bem, imprevistos acontecem e a sessão seria depois marcada, pensei eu... Tentei então depois marcar várias vezes e foi sempre invocada falta de disponibilidade de agenda! "Os fins de semana estão muito preenchidos, e estamos com muita dificuldade em conseguir marcar sessões para essa altura, até porque os casamentos estão agora a começar"

Recentemente tentei ligar, e não só não me atenderam, como não devolveram a chamada! Foi-me posteriormente comunicado (sempre por e-mail) que em Maio, Junho, Julho, e Setembro a agenda estava cheia, mas se eu quisesse poderia ser que se arranjasse um dia de semana em Setembro! Só podiam estar a gozar com a minha cara, pensei eu! Ainda por cima eu tinha conhecimento que a A. tinha marcado uma sessão com esta fotografa, muito depois do Giveaway, e tinha conseguido vaga para um fim-de-semana, claro era a pagar!

Conclusão: andei-me a desgastar e a gastar dinheiro para nada e acabei por desistir da sessão! Fiquei a perceber da pior forma, que os Giveaways são feitos para se conseguirem muitos "likes" nas páginas e partilhas públicas, ou seja publicidade gratuita, e depois na hora da verdade é o que se viu... neste caso ficou claro que como eu não iria pagar a sessão, só haveria disponibilidade quando já não houvesse mais nada marcado na agenda da Catarina Zimbarra, não é preciso ser muito inteligente para perceber isto, pois não?!

Infelizmente existem muitas pessoas que não honram os compromissos e é nestas situações que a parte financeira do negócio demonstra estar bem acima do profissionalismo que dizem ter.

Desculpem o texto ser tão longo... mas tinha que desabafar...

3 comentários:

  1. Que vergonha! Fizeste muito bem em divulgar. Que falta de ética!

    ResponderEliminar
  2. Esta fotografa está riscada da minha lista! Há pessoas a quem só importa o dinheiro!
    Sara

    ResponderEliminar
  3. Felizmente há fotógrafos (não chegam para os dedos de uma mão) que honram os seus compromissos, zelam e protegem as relações com os seus clientes ou mesmo possíveis interessados no seu trabalho. Um grande exemplo do que aqui digo é a Matilde Berk ou até o Branco Prata!

    ResponderEliminar

Mais miminhos de mães e não só...