quinta-feira, 2 de julho de 2015

DESFRALDE*

Cá em casa andamos na fase tira fraldas, põe cuecas e de idas constantes à casa-de-banho, perdão, ao bacio. Sendo que na maior parte das vezes vejo-me obrigada a colocá-lo no quarto da M. ou em frente à Tv para que ela possa ver os desenhos animados, enquanto faz o serviço :) 

Na verdade a M. ganhou uma espécie de "fobia" à sanita, não gosta de sanitas com redutor, sem redutor, nem das sanitas pequeninas do colégio, tem preferência pelo bacio e eu não a contrario. Afinal de contas na nossa altura também não havia redutores e eu aprendi mesmo foi a fazer tudo no penico :) ou bacio se preferirem (ainda que o objeto e o fim sejam os mesmos).

Mas o verdadeiro desafio tem sido no sentido de a ensinar a pedir para fazer xixi, pois na maior parte das vezes não pede e eu vejo-me obrigada a fazer-lhe a mesma pergunta vezes sem fim "Mariana, queres ir fazer xixi?". Já nem vou falar das restantes necessidades, apenas vos digo que a M. tem nojo do seu próprio cócó e como resultado contrai-se imenso!

Há dias que correm lindamente, outros em que nem por isso. Há dias em que chego ao colégio e a M. já mudou 3 vezes de roupa e outros como o de ontem em que tudo corre bem, pois a M. não sujou nenhumas cuecas e no final do dia ainda me pediu muito aflita: "Mãe, o bacio. Quero fazer cócó. Muito!" Mas outros há em que já tive de andar a apanhar xixi e cócó do chão do quarto!

Sei que há inúmeras estratégias para que as crianças deixem as fraldas, mas nenhuma é a solução perfeita, cada criança tem o seu timming e a sua forma de estar, por isso há que respeitá-la e não impôr nada, com o tempo e paciência (muita) tudo vai ao lugar!

A propósito deste tema, leiam este post que a Patrícia do Blog Sense escreveu sobre a experiência  do dresfalde com a filha mais nova e que na minha opinão está maravilhoso!   

Esta é a atividade mais frequente aqui por casa nos últimos tempos
Bacio do Ikea

* nota: este post contém linguagem chocante (xixi, cócó e penico), podendo ferir a susceptibilidade de algumas das leitoras do Blog :) 

2 comentários:

  1. Não conhecia esse penico, (bacio), para xixis e cocos! Tantas palavras giras :)
    Super pratico, bem ao jeito do IKEA e ao meu.

    Obrigada pela partilha.

    Um beijinho grande e que corra tudo bem com esse desfralde ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E tudo a correr bem também por aí!
      Beijinhos ;)

      Eliminar

Mais miminhos de mães e não só...