quinta-feira, 16 de julho de 2015

PÉ CHATO

A M. começou a andar só por volta dos 17 meses, tardiamente é certo mas cada criança tem o seu tempo, e isso não deve ser preocupação quando não existem outros sinais de alerta. Por herança genética ou por ser preguiçosa, o certo é que começou a andar tarde. Lembro-me que a minha principal preocupação foi sempre relativa aos pézinhos e que a conselho da pediatra, e para me tirar "macaquinhos" da cabeça (palavras da médica), fui com a M. a um ortopedista pediatra - Dr. Cassiano Neves - que despistou qualquer possibilidade de doença, disse apenas que a M. tinha o pé chato, tal como a mãe, mas que isso não representava qualquer problema e que com o crescimento iria corrigir a situação. Aconselhou-me a que ela andasse descalça na areia e que o calçado deveria ser confortável e suportar convenientemente o andar, de preferência com uma boa sola e com calcanhar subido com apoio ao tornezelo. Outra coisa que me disse e que nunca esqueci foi: "até aos 3 anos ainda vai cair muitas vezes".

Agora com 2 anos e meio a M. continua a ser uma trapalhona a andar, e a juntar a isso é muito medrosa, o que não ajuda nada quando se quer aventurar por caminhos mais sinuosos. Apesar de tudo isto, e o que realmente interessa é que a M. é uma criança saudável e cheia de vida. A única limitação que temos é mesmo no calçado, o qual tento que seja o mais adequado possível. Hoje em dia os ortopedistas já não aconselham calçado ortopédico (thanks God), pois chegaram à conclusão que nada faz aos pés das crianças, alíás eu própria cheguei a usar botas ortopédicas e era um pesadelo!

Posto isto, já experimentei vários tipos de sapatos: merceditas, menorquinas, ténis, sandálias, botas, mas nenhum destes é o mais adequado. Até que descobri os sapatos da Geox para os mais pequenos, e neste momento a M. está a usar umas sandálias super confortáveis que são o ideal para o dia-a-dia e para levar para o colégio. Ok, podem não ser as mais bonitas deste mundo, mas que a ajudam imenso e dão bom andar isso é verdade, e para mim é tudo o que importa! Não quero saber de modas nem de estilos, o que me interessa mesmo é que a minha filha esteja o melhor possível.

Há por aí mais meninos de pés chatos?

Sandálias Geox (agora em saldos)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...