quarta-feira, 27 de agosto de 2014

20 MESES ♥

A Baby M fez 20 meses! ♥




Para mais tarde recordar:

Desenvolvimento motor
Anda muito, não pára quieta, mas ainda se desequilibra muito e por vezes lá vem parar com o rabo ao chão! :) Só sobe e desce escadas de mão dada. Tem dificuldades com desníveis mas lá vai treinando. Durante as férias de Verão desenvolveu imenso a parte motora, treinou o andar na areia, aprendeu a andar à roda e passou a andar com mais velocidade.
Nota: Ir às compras com a M. passou a ser uma tarefa quase impossível, ela não quer estar no carrinho e quando a deixo andar sozinha pára em todo o lado e quer mexer em tudo!

Fala
Nos últimos tempos a M. passou a dizer muita coisa, para além do que já dizia. Agora aprendeu a dizer mais palavras em "marianês", as mais frequentes (além do Pai e Mãe) são:
- Ábua (água)
-  Pi (pássaro) 
- Abô (avô)
- Abó (avó)
- Tio
- Tia
- Lipe (Filipe)
- Nana (Joana)
- Anana (banana)
- Tuta (chucha)
- Areia
- Paia (praia)
- Quem é?
- Bigo (umbigo)
- Ão (cão)
- Abão (avião)
- Pópó mãe (carro da mãe)

Alimentação
Já tolera melhor os sólidos, mas continua a gostar da sopa passada e da fruta também. Durante as férias experimentou comidas diferentes do habitual e adorou (exs.: ameijoas, lamejinhas, massada de peixe, tremoços, amendoins, bolas de berlim). Ok, eu sei que alguns destes alimentos não são os mais adequados para a idade da M., mas uma vez por outra não faz mal e férias são férias! :)
Anda numa fase em que adora iogurtes liquidos, sobretudo os que trazem uma palhinha. Depois das férias começou a fazer a alimentação do colégio e o feed-back tem sido bom.

Sono
A M. continua a gostar de dormir muito a sesta, chega a fazer sestas de 3-4horas. Nas férias dormiu algumas sestas na praia e na piscina, mas como a excitação era sempre tanta, nem sempre queria descansar para não perder as novidades e as brincadeiras à sua volta!
Em relação às noites, o sono já está mais estabilizado, normalmente dorme toda a noite, contudo uma vez ou outra lá acorda a meio da noite com a birra, o que normalmente passa com um "faz óó Mariana".

Curiosidades
A M. adora água e apesar deste ano ter estado bastante fria no Algarve, nem por isso deixou de querer ir ao banho na praia. Na piscina, onde a água estava mais quente, a M. fez as delicias do Verão... que ricas banhocas que ela tomou na piscina! :)
  

O tempo passa a correr e já não falta muito e a M. está a fazer 2 anos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...