segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

UM FIM DE SEMANA NO ALENTEJO

Tal como o previsto, o fim-de-semana no Alentejo foi ótimo, mas passou a correr! Foi um fim-de-semana passado com amigos, com um tempo maravilhoso e sempre com a M. na nossa companhia, que aliás se portou muito bem!

No 1º dia partimos com destino às Minas do Lousal onde fomos almoçar no restaurante Armazém Central deste antigo complexo mineiro. A comida estava maravilhosa, mas o que enriqueceu verdadeiramente o almoço foram os cantares alentejanos dos habitantes locais que estavam a almoçar na mesa "vizinha", os quais estão sempre presentes a animar os almoços (de Sábado e Domingo) dos "forasteiros" que por lá passam. Adorei e confesso até que me emocionei... fez-me lembrar os meus avós maternos...

Depois de almoço, demos um passeio a pé pelas instalações das antigas minas (local espetacular para uma sessão fotográfica) e visitámos o centro de ciência viva que nos explicou e ilustrou a história daquela terra e dos antigos mineiros. Passeio terminado, partimos em direção a Mina de S. Domingos, perto de Mértola.

Na Mina de S. Domingos ficámos instalados no Hotel São Domingos (antiga estalagem), o qual prima sobretudo pela riqueza dos espaços exteriores (jardim e piscina) com uma vista espetacular sobre a praia fluvial!


Hotel São Domingos - Minas de São Domingos, Mértola

À noite fomos jantar a Moreanes ao "Café Alentejo" (no caminho para Mértola), onde uma vez mais comemos maravilhosamente bem! Uns lombinhos de porco preto acompanhados com umas migas estavam de comer e chorar por mais! :)  





No dia seguinte, dia de aniversário do V., demos um passeio pela praia fluvial de Mina de S. Domingos, e visitámos o antigo complexo mineiro local. Passeio terminado, partimos em direção a Beja, mais especificamente à Herdade dos Grous em Albernoa, onde fomos servidos como reis e experimentámos o néctar dos Deuses! :)


Roteiro descrito, aconselho vivamente este passeio pelo Alentejo, não só porque nos permite descansar, como permite que levemos os mais pequenos sem qualquer problema! No hotel foi-nos disponibilizado um berço enorme onde a M. ficou maravilhosamente instalada e não nos foi cobrado qualquer valor por esse serviço. Todos os restaurantes tinham cadeirinha de bébé e disponibilizaram-se de imediato a aquecer as sopas da M. que eu levei sempre comigo! Conclusão: foi tudo maravilhoso e prometemos voltar quando o tempo aquecer... a parte má são os quilos a mais que trago comigo!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...