sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CONSULTA DA BABY M AOS 11 MESES

Para registo futuro, fui com a M. à consulta dos 11 meses, era suposto ir só aos 12 meses, uma vez que a última vez que a M. esteve na pediatra foi aos 10 meses. Contudo, e uma vez que das duas últimas idas à pediatra, a M. estava doente (doença de mãos, pés e boca e duas semanas depois, ainda a recuperar da última, teve uma gastroenterite) não foi possível fazer um check up mais geral, devido ao estado da M., focando-se sobretudo no seu estado clínico da altura, tal como exigia a situação!

Assim sendo, lá fomos desta vez, e de boa saúde, à Dra. Sara Martins (a pediatra da Clinica dos Quadrantes mais querida que conheço), sendo que a M. foi acompanhada da sua mais recente aquisição na Disney Store - Dra. Brinquedos - muito adequada à ocasião. :) Gostou tanto da boneca que não a largou durante toda a consulta!

 

Mas vamos ao que realmente interessa: a M. com 11 meses está entre o percentil 25-50 no peso e na altura, ou seja, mantém-se no mesmo percentil de sempre, sai à mãe, é pequenina e magrinha :) No desenvolvimento está dentro da média, ainda que um pouco preguiçosa (mas tudo normal), já gatinha por todo o lado e senta-se sozinha, agora só falta mesmo começar a pôr-se em pé e dar uns passitos, mas para isso acho que ainda vai demorar um pouco! Aos 12 meses terá que fazer as vacinas do plano nacional de vacinação e surge uma alteração ao nível da alimentação: passa a poder ter sal ou açucar (ainda que em poucas quantidades) e aproxima-se já da alimentação dos pais, para que os sólidos passem a fazer cada vez mais parte da sua alimentação. Mas sobre este tema irei fazer brevemente um post, no qual indicarei as várias etapas na evolução da alimentação do bébé, baseado no plano de alimentação que me foi indicado para a M.

Conclusão: a baby M. está bem e recomenda-se! :)

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...