quinta-feira, 10 de setembro de 2015

FLORESTA ENCANTADA #2

Ainda a propósito da nossa visita à Tapada de Mafra, aqui estão as fotos deste dia tão bem passado em que a M. teve oportunidade de participar ativamente no atelier de apicultura e no show das aves de rapina. Apesar de muito tímida no início, acabou por ceder às atividades e colaborar em tudo o que lhe foi pedido pelo apicultor. Juntou-se aos outros meninos na demonstração das colmeias e nos vários tipos de mel e no final não dispensou umas boas colheradas deste néctar tão docinho... bzzzzzz











Abelhas à parte, seguiu-se uma viagem de comboio, de cerca de uma hora, pela Tapada de Mafra e quanto a mim este foi o ponto alto da visita, pois além do passeio ser muito giro, o facto de podermos ver os animais (veados, gamos, javalis) no seu habitat natural torna a viagem ainda mais interessante. 

Ao longo do todo o percurso o comboio vai fazendo pequenas paragens para observação dos animais e para podermos tirar algumas fotos, pelo que numa dessas paragens tivemos a visita de um javali bébé que se aproximou do comboio e fez uns bons grunhidos para a foto.
























No final do passeio de comboio, seguiu-se o show das aves de rapina, e se para nós o passeio foi o melhor da visita, para a M. este foi sem dúvida o ponto alto. A M. adora aves e uma das histórias favoritas para adormecer é sobre a "Dona Coruja" (inteiramente inventada por mim), pelo que poder interagir diretamente com estes animais foi para ela uma novidade e uma excitação de tal ordem que acedeu a um pedido especial do tratador... "Se no final deres a tua chucha à Dona Coruja (Soneca) vais poder fazer muitas festinhas e tirar fotos com ela!"  












Aqui está a M. a entregar a chucha à Dona Coruja, foi um momento muito importante, pois foi-lhe dito que nunca mais teria a chucha, nem para dormir! Mas em troca poderia fazer as festas que quisesse à sua amiga. Muito excitada, mas não muito consciente da troca, a M. acedeu de imediato ao pedido, deu festas à Soneca, tirou fotos com ela e até um beijo lhe deu! (grrrrrr, eu não iria tão longe). 

No final, e tal como na história, a Dona Coruja mostrou-nos o caminho de volta a casa... (pois assim que soube da história inventada pela mãe, o tratador fez questão que ela nos guiasse até ao carro). 






"Lembrem-se sempre que a Dona Coruja sabe de tudo o que se passa na floresta e é ela que ensina aos meninos que se perdem, o caminho de volta a casa..."

Moral da história: desengane-se quem pense que esta história da chucha resultou... 5 minutos depois no regresso para o carro, fez uma birra enorme a pedir a chucha. A M. estava super cansada e queria dormir no caminho para casa. Ao princípio não cedemos ao pedido e explicámos que a Dona Coruja tinha ficado com a chucha para dar aos seus filhinhos. Ela própria tinha concordado com a troca, por isso agora não poderia voltar atrás! Mas no caminho para casa, a birra agravou-se e era óbvio que a M. não iria descansar sem a chucha. Na verdade não era o momento certo, a M. ainda não estava preparada...pelo que o pai teve de parar o carro, chamar a Dona Coruja e pedir-lhe a chucha de volta. Quebrou-se o acordo, mas tenho a certeza que a Dona Coruja não ficou chateada :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...